segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Varanasi

No fim de semana que passou fui para Varanasi, a cidade sagrada para os Hindus. A viagem foi cansativa, são aproximadamente 800 quilômetros de distância e o trem demora mais de 14 horas para fazer esse trajeto. Fui na sexta feira a tarde e cheguei de volta em Nova Déli na segunda de manhã. Todos falaram que somente um fim de semana é pouco para conhecer Varanasi, concordo, afinal não tive tempo para conhecer todos os templos da cidade, mas gostei de ter voltado para Déli.

A estação de trem em Déli aparenta ser nova, mas já está abandonada, nada funciona e nenhuma das lojas ou lugares de informações estão abertos. Na verdade, Déli inteira está em reforma, no começo do ano que vem a Índia vai sediar os jogos mundiais de Cricket e as coisas só vão começar a funcionar depois dos jogos, é a impressão que tenho. Espero que o mesmo não aconteça com o Brasil antes da Copa do Mundo de Futebol.

Viajei com mais 10 pessoas, todos alunos da mesma escola de inglês. Viajamos na classe com ar condicionado e cama, é o dobro do preço da classe normal e metade do preço da primeira classe, foi uma boa escolha. Vi alguns vagões da classe normal e não acho que seria possível fazer essa viagem de 14 horas naquelas condições, não por enquanto - quem sabe daqui uns meses. Abaixo estão algumas fotos das nossas acomodações e da paisagem do trajeto.



Esses são Marcus (Alemanha) e Gabriel (Espanha)


Chegamos em Varanasi umas oito horas da manhã, perguntamos para um homem onde ficava nosso hotel e ele nos acompanhou até lá, parte do caminho fomos com autorickshaw e parte do caminho a pé. Os veículos não entram nas ruelas perto das margens do rio Ganges. Vacas, macacos, cabritos, cachorros e outros animais vivem nessas ruelas e muitas vezes temos que desviar deles ou das sujeiras que eles deixam pelo caminho. Essas ruelas têm no máximo dois metros de largura e todas são cheias de resto de comidas e lixos pelo chão.

Após tomarmos banho, deixamos nossas mochilas no hotel e fomos conhecer um pouco a cidade, andamos pelas ruas sem saber ao certo para onde estávamos indo até que chegamos em Jalasai Ghat, um dos mais famosos lugares onde se cremam corpos antes de jogarem os restos no rio Ganges. A experiência não foi muito boa, ao chegarmos um morador local disse que não era permitido tirar fotos, nem todos escutaram e o Gabriel (Espanha) tirou uma foto, um cara perguntou por que ele tinha tirado foto e começou a juntar pessoas em volta dele para tirar satisfação, o clima ficou um pouco quente e no fim ele deu 1.500 rúpias de “donativos” para ser perdoado e poder deixar o local em paz, a partir daí o lugar deixou de ser tão interessante para mim. Saí com o Gabriel daquele lugar e fomos procurar algo para comer, por sorte encontramos um aconchegante restaurante, Bona Café, cuja dona é koreana e prepara as refeições com água mineral, foi um achado. Aguardamos todos chegarem, almoçamos e fomos finalmente conhecer o rio Ganges.





No fim da tarde pegamos um barco para conhecer alguns templos na beira do rio e no fim assistimos uma cerimônia em homenagem à Shiva que acontecia no Prayag Ghat, lugar onde Shiva fazia suas orações.




Na manhã seguinte acordamos cedo para ver o nascer do sol da margem do rio e pegamos outro barco para conhecer novos lugares, meu estomago não estava muito bem e o tempo não passava, ficamos aproximadamente 1 hora subindo o rio de barco e atracamos para ver o templo dos Macacos, um lugar interessante com muitos macacos e muitas pessoas orando para o Deus em forma de Macaco.


Neste dia não consegui almoçar e fiquei até umas duas horas no hotel, então fui para o Bona Café e fiquei lá até umas 18 horas, eu já tinha tomado um remédio que a Dra. Larissa havia receitado para problemas estomacais, mas a Sra. Bona disse que teve o mesmo problema quando chegou à Índia e que somente medicamento local fez ela se sentir melhor, agora estou tomando os dois remédios, do Brasil e da Índia, espero que algum deles resolva meu problema.




No trajeto de volta não me lembro de nada interessante, dormi as 15 horas de viagem, pelo menos não precisei usar o banheiro do trem, tenho certeza que ninguém gostaria de ver uma foto daquele lugar.

5 comentários:

  1. Oi Lu..legal as fotos...se cuida tá...e toma o remédio direito...bj

    ResponderExcluir
  2. Oiiiee meu amor.... que bom que ja esta melhor... e nao é que essa Dra. é boa msm??!! rs... Se cuida, hein?! Adorei as fotos... Saudades!!! Love u... Bjao!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Hoje já estou melhor. Obrigado!

    Larissa, hoje recebi mais remédios pelo correio, obrigado de novo.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. To começando a ficar assustada!! Se cuida ai hein!! Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu e lindo mesmo...mais se cuida heim ve bem onde vai comer...e toma o remedio direito...bjxx Debora

    ResponderExcluir