quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Manali - Rohtang Pass

Após longo recesso, estou de volta. Essas duas últimas semanas foram bastante incomuns. Primeiro troquei de casa, depois fui para Manali, nos Himalayas, e quando voltei peguei Dengue, mais de 10 dias na cama.

No fim de semana que fui para Manali deixei a casa da Suparna (Homestay) e vim para o apartamento A-100, em Shivalik. O apartamento é muito bom, ampla sala de TV, cozinha de tamanho normal (pequena - se comparada com as cozinhas no Brasil) e minha companheira de apartamento é uma pessoa fácil de conviver: Mana, uma estudante do Japão. Meu quarto é o menor dos três do apartamento, tem uma cama e um guarda roupa embutido, para mim é o suficiente. Nos primeiros dias aqui fiquei sozinho, a Mana estava viajando e justo nestes dias fiquei de cama, peguei Dengue e fiquei amigo de quase todo mundo no Hospital, ia pra lá todo dia para fazer exame de sangue. Geralmente não gosto do ambiente dos hospitais (gosto do ambiente do hospital Edmundo Vasconcelos em São Paulo, especialmente de uma médica que trabalha lá), mas o hospital aqui é muito bom, chama-se Max Health Care. Prédio novo e bem conservado, rápido atendimento, médico atencioso, é claro que tudo isso tem um preço, o hospital é particular.

Mudando de assunto, uma semana antes de ficar em repouso fui para Manali, isso sim é um bom assunto. Coloquei algumas fotos na página Índia e aquela é uma região que eu particularmente gostei. A maioria dos turistas lá são hippies e é normal você encontrar alguns pés de maconha pela rua, ainda assim o lugar é - como diz o tio Jura - fantástico. A começar pelas pessoas, são totalmente diferentes das pessoas de Nova Déli, são pessoas simples, amigáveis, atenciosas e educadas, sempre disponíveis para ajudar e não enxergam você (turista) só como mais uma fonte de ganhar dinheiro, algo que aqui em Déli é normal. Além é claro da paisagem e do clima, a cidade fica em um vale e o clima é clima de montanha, ar fresco e sem poluição. A cidade é dividida em New Manali e Old Manali, obviamente New Manali é a parte nova da cidade, com alguns comércios, restaurantes e pousadas, mas ficamos em Old Manali, com certeza é o melhor lugar para se ficar, as pousadas que ficamos não eram novas, longe disso, mas ambas com banheiro privativo e uma boa cama. Antes de irmos reservamos uma pousada, Ritsh Guest House, a vista da varanda é muito bonita, os quartos são muito bons e o dono é simpático, ficamos lá um dia e depois mudamos de pousada, primeiro porque achamos outras pousadas mais baratas no centro de Old Manali, mas tivemos que trocar uma vez após essa porque a primeira pousada que fomos não tinha água no banheiro.



Eric (Coréia do Sul) e eu.

Logo na primeira manhã em Manali, conversei com um morador e ele comentou sobre uma plantação (eles chamam de jardim) de maças no alto da montanha onde fica o Ritsh Guest House, alguns colegas e eu decidimos caminhar nesta montanha para conhecer o lugar, afinal, não poderíamos deixar a região sem antes caminhar nas montanhas dos Himalayas. Na metade do caminho alguns desistiram, na verdade só o Gabriel e eu continuamos a subir montanha acima, acho que andamos umas duas horas até encontrarmos uma pequena cabana no alto da montanha com vista para uma plantação de maças, o dono da pequena plantação foi muito receptivo e nos ofereceu um ‘chai’, nossa comunicação foi na base de gestos e sinais, ele falava Hindi e não entendia nada em Inglês, na verdade não foi necessário, sentamos na sala da pequena cabana, conhecemos outros moradores, tomamos o chá e ele nos guiou até o pico da montanha, nos explicou para não descermos pelo outro lado da montanha porque poderíamos encontrar ursos, nos presenteou com várias maças recém colhidas e fizemos o caminho inverso para voltarmos à pousada, minhas caminhadas diárias por Déli me prepararam para a subida, não foi fácil, mas senti que conhecer esse simples senhor fez valer à pena.



Gabriel (Espanha) e eu.

A maioria dos estudantes voltou no domingo e ficamos em quatro pessoas por mais dois dias, a viagem de ida tinha demorado quase 20 horas, entendemos que não teria sentido ficar em Manali só um dia e meio e viajar por quase dois dias, depois de eles partirem a viagem ficou ainda mais interessante, fomos para Rohtang Pass.

Rohtang Pass é um lugar que fica a quase 4.000 metros de altitude em relação ao mar, nos altos das montanhas dos Himalayas, fica na estrada que vai para Leh, estado de Kashmir. Para efeitos de comparação, o ponto mais alto do Brasil é o Pico da Neblina, com quase 3.000 metros de altitude. Fomos de jipe, a jornada pela estreita e íngreme estrada foi de 3 horas, partindo de Manali. Neste lugar tive a real sensação de estar nas montanhas, muito frio, dificuldade para respirar e uma vista sensacional dos picos congelados, era possível ir até esses picos de cavalo, mas não ficamos lá por mais de 2 horas, não teria tempo de aproveitar a paisagem. Após esta viagem fiquei ainda com mais vontade de ir para o Nepal ou Butão, algumas pessoas falaram que Manali é uma pequena amostra de como são esses países.



Quase me esqueço de comentar, este senhor trabalhando na foto acima é um limpador de ouvido, você pode encontrar um desses facilmente andando por Manali, eis uma profissão que não tenho interesse.

10 comentários:

  1. Lucasss!! A Lari me passou seu blog! To adorando as postagens e as fotos principalmente, tão lindas!!! Você tá magrinho, hein?? Acho que eu preciso passar uma temporada ai na Índia para perder minha silhueta de popó! hehehehe! Se cuida aí! Bjosss! Flávia

    ResponderExcluir
  2. Lucas, tudo bem agora?
    fiquei super preocupada qdo a Mi me contou sobre a dengue, mas estávamos sem comunicaçao com vc. Qualquer coisa mande e-mail. Beijos e fique com Deus. Ariane

    ResponderExcluir
  3. OI LU em casa fkmos preocupados quando fkmos sabendo da dengue a Mamae ate chorou.... e o papai fk super preocupado e eu tbm fiquei preocupada, mais que bom que ja esta bem, como esta as coisas por ai???Fica Com Deus e se cuida bjxx Debora

    ResponderExcluir
  4. Oi meu amor.... que sufoco que foi esses dias com vc com dengue!!! Nem durmia, esperando os resultados dos seus exames...!! E quase bati um papo com o "Doctor Mishra"... rs!!! Enfim... vc já ta ótimo, isso q importa!!! E adoreiiii as fotos de Manali... mto lindo ai!!! Aproveiteee... Até! Saudades! Bjao

    ResponderExcluir
  5. Lucas!! Good to hear u!!
    Ninguem merece dengue, hein!! Mas q bom q esta melhor!!
    Nossa.. q experiencia de vida q esta tendo ai, impressionante, o contato com todas essas pessoas, paisagens, tbm tera um old Lucas e um New Lucas!! KKKK
    Melhoras e vá agora pra Nepal hein!! hehe... queremos fotos.. kkk
    Bejao!! se cuida q a gente cuida da laricao!

    ResponderExcluir
  6. Olá à todos! Obrigado pelas orações, agora estou bem. Neste fim de semana que passou fui para um lugar super interessante, depois coloco alguns comentários e fotos. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. E ae Naco mussum cacildis......
    Tá magrelo hein nego...nao tem uns tracks q vc tomava por por aqui?.....ahhahahaha.....tá parecendo feijoada....só couro e orelha....
    E do post anterior BELA PEÇA o passaro caçula....eu colocaria o passarinho do caçula na gaiola....
    saudades mano...bjinhos...

    ResponderExcluir
  8. Faaaaaaaaaaaaaaaaaala CU!
    Que bom que vc tá melhor...
    Fotos sensacionaissss...
    Se divirta aí.. aproveite essa experiencia fantástica..
    Um beijo.. e saudades!!
    Letica ca ca ca ca

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu...fico muito feliz que agora já está mehor...me preocupei muito com vc estes dias...mas tinha certeza que ia se recuperar...estamos com muitas saudades de vc...to mandando sua encomenda...daqui a alguns dias vai chegar...bj grande e fica bem...Mi, Rodrigo e ´Luiz Octavio

    ResponderExcluir
  10. Oi Lucas, acabo de ver o seu blog, as fotos estão lindas,
    dá para diminuir um pouco a saudade. Vejo que vc se recuperou, esta mais magro mas com cara saudável. bj.Madalena.

    ResponderExcluir