domingo, 21 de novembro de 2010

Amritsar - The Golden Temple

Este é o templo dourado, sagrado para os Sikhs, é um dos templos mais bonitos que conheci. Fica na cidade de Amritsar, no estado de Punjab.




Fui com um colega da escola, partimos na sexta a noite e chegamos em Amritsar no sábado às 5 horas da manhã, demos sorte por ser o fim de semana de Divali (como se fosse o Natal para os indianos) e todo o templo estava decorado com luzes.
 



Esta foi a viagem mais barata que fiz por aqui até agora, o templo oferece estadia e comida grátis para todos os visitantes, independente da religião, origem e crença. É verdade que os estrangeiros têm alguns privilégios, as nossas acomodações são um pouquinho melhores que a para os indianos, não é possível fazer reserva nem ter certeza que terá acomodação disponível.

Aquela era minha cama.

Esse é o alojamento para extrangeiros...

... e esse é o alojamento para os indianos.

A comida é a mesma para todos, logo na entrada do refeitório é impossível não escutar o barulho dos pratos sendo lavados, milhares deles e dos voluntários sentados no chão descascando montanhas de vegetais. Chorei por uns cinco minutos na fila de espera, o cheiro de cebola sendo descascada era intenso, pegamos nosso ‘bandejão’ e logo fomos orientados a entrar em um salão onde mais de 100 pessoas comem ao mesmo tempo, sentamos no chão e aguardamos a comida, nesse meio tempo observei a cozinha e nunca tinha visto panelas tão grandes antes, é possível cozinhar uma pessoa adulta de pé dentro delas.
 


A comida foi servida – ‘A La Indian Style’: chapatti (parecido com pão sírio), green dall (lentilha verde), arroz e um doce, tudo servido com a mão (sem talheres) e comemos da mesma forma: com as mãos. Já tinha experimentado antes, olhando parece ser fácil, mas por incrível que pareça é bastante difícil, pelo menos até acostumar. O sabor da comida era ótimo, só não tomei a água que foi servida, de resto comi tudo. Aprendi uma frase simples que é muito útil aqui: “Cozinhe, descasque ou deixe.”


Além do templo, fomos a um museu que conta a história do exército de Punjab e assistimos a cerimônia para arriar as bandeiras na fronteira entre Índia e Paquistão. Amritsar fica à 32 km da fronteira, fomos de ônibus e a cerimônia é muito engraçada, parece uma atração circense.
 
Museu: Maharaja Ranjit Singh Panorama.


Christoph (Alemanha) e eu na cerimônia da fronteira entre Índia e Paquistão.



Muita gente aqui em Delhi pensa que eu sou de Punjab, eles são um pouco maiores (mais altos e mais ‘pançudos’) que a maioria dos indianos e a maioria deles usam turbantes, são vegetarianos, não bebem cerveja e não cortam o cabelo nem a barba. A semelhança na altura e na pança é real, usei um turbante e também ficou parecido, mas as semelhanças param por aqui.


Estou aprendendo jogar Cricket para ensinar para os meus sobrinhos e afiliado. Quando eu era pequeno jogava algo parecido na rua, mas o nome era “Taco”. Cricket é o esporte mais popular aqui na Índia, na mesma proporção que o futebol é para os brasileiros.
 


Ai sim! Tenho falado com muita gente que viaja por aqui e na semana passada viajei pelo estado de Rajasthan, durante uma dessas conversas cheguei a seguinte conclusão: “Viajar na Índia não é fácil e nem é para todos, se for para você será inesquecível.”

8 comentários:

  1. Oi Lu td bem com vc????
    lindas essas fotos td bem iluminado,e a paisagem do sol ficou linda, e voce bem cara de indiano com o turbante...rsrsr bjxx sdds Dé e Mu

    ResponderExcluir
  2. Lucassssssss saudades de vc viu...bjos. Sua mana Ariane

    ResponderExcluir
  3. hi Lucas, it's jenny from Colombia, I've seen your blog and it's pretty awesome.....i like how u look as a punjabi!!!!!!! y estuviste de buenas no te confundieron y no tuviste que dormir con los indios!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu...que bom falar com vc esta semana...tô com muita saudades....bjo milena

    ResponderExcluir
  5. linda sua trajetória!

    ResponderExcluir
  6. Lucas!
    Suas fotos são lindas!
    Eu converso com alguns Indianos em um site internacional chamado Zedge. E eles são adoráveis!
    Parabéns...tudo de bom para você!

    ResponderExcluir
  7. meu deus ,vc foi no estado de punjabi ,olha eu amo a india ,eu quero pisar nesse solo ,eu sonho varias vezes que estou ao lado do templo ,tenho uma paixao enorme pela india
    eu amo meus amigos indianos ,amo muito a india ,tenho muitos amigos sikh,eles sao legais ,parabens meu amigo

    ResponderExcluir
  8. meu deus vc esteve em punjabi ,eu amo a india ,e quero pisar nese solo um dia ,eu amo meus amigos indianos tenho muitos amigos sikh,eu sonho sempre que estou ao lado do templo ,amo de paixao a india e inesplicavel ,tive um amigo especial ,e ele me contou tudo sobre sikh ,e acabei ficando apaixonada pela cultura indiana especialmente sikh ,punjabi ,e a india esta marcada em mim tenho uma tato simbol sikh ,e orgulho dela ,um abraço meu amigo fotos sao todas lindas

    ResponderExcluir