domingo, 12 de dezembro de 2010

Jaisalmer - Rajasthan


Conhecida como “cidade dourada” é umas das mais bonitas que visitei no Rajasthan, com sua arquitetura medieval no coração do deserto Thar é uma cidade calma, com paisagem seca e (de novo) muita história.


Após viajarmos toda a noite em trem, chegamos à estação de Jaisalmer por volta das 5 horas da manhã, para alegria e felicidade de todos o motorista do hotel estava nos esperando. O Hotel, além de aconchegante e com uma vista fantástica para o forte de Jaisalmer, tem comida boa, barata e o dono (Papu) é muito amigável e prestativo, fica aqui o merchandising: Shahi Palace Hotel.

Antes de mostrar as fotos, gostaria de deixar claro que esta viagem foi parte de um programa da escola chamado “English on the road”, só para lembrar que tive que conhecer essas cidades para aprimorar e reforçar o que foi ensinado em classe. Foi bem maçante e difícil, mas de nada adianta a teoria sem prática. Acho que o esforço e sacrifício valeram a pena:


Foto: Ji

Foto: Mana

Eu gosto de fortes e esses castelos antigos cheios de inteligentes engenhocas mecânicas que eram muito úteis na época. Para entrar no forte, por exemplo, precisamos passar por mais de um portão em ruas em formato de “S”, isso tudo era usado para controlar o vento, durante o dia eles mantinham os portões abertos para refrescar e a noite os portões eram fechados para proteger a cidade das tempestades de areia e do frio.

As ruas são estreitas e foram construídas deste jeito para que as ruas tenham sombras durante quase todo o dia, isso é útil principalmente durante o verão de mais de 50°C.

Esse era o nosso guia.

Essa cobertura foi construída para amenizar o calor, eles usavam urina de vaca para conservar as madeiras.

A cidade fora do forte foi construída deste lado porque os muros protegem as casas do vento da noite.   Foto: Ji

Mulheres trabalhando em contrução cível - isso é comum até em Déli.



Comerciante local.

A cidade também é conhecida pelos ourives.

Passamos uma noite na cidade e, finalmente, fomos para o deserto. Ficamos em um hotel/acampamento que fica a duas horas da cidade, vimos o por-do-sol, assistimos um show típico com puppets, dança e música do Rajasthan, acordamos cedo para ver o nascer do sol e voltamos para Jaisalmer. Foi a primeira vez que vi o deserto pessoalmente e andei de camelo, sensacional!


Foto: Mana









5 comentários:

  1. SENSACIONAL HEIN....
    E AI NÃO QUIS PEGAR NA COBRA?!!? HAHAHHA

    ResponderExcluir
  2. Noosssaaaa.... que 'dedão'... heheheh!!!! Adorei as fotos.... Só faltam 10 dias!!!! Amo vc! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Cunha, que magro hein!
    SAUDADESSS!
    Irada a voltinha de camelo... :)
    Beijossss

    ResponderExcluir
  4. eu gostei da foto do camelo...um beijo luiz octavio

    ResponderExcluir
  5. E aí Lú, falta pouco para a volta...lindaaasss as fotos, interessante suas explicações sobre a arquitetura local. Amei. Bjoosssssss. Ariane

    ResponderExcluir