segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Agra - Taj Mahal

Ontem fui para Agra, a cidade onde fica o Taj Mahal. Adivinha qual a primeira música que me veio à cabeça? Exato, Gil e Jorge cantando:
“Foi a mais linda história de amor
 Que me contaram e agora eu vou contar
 Do amor do príncipe Shah-Jehan pela princesa Mumtaz Mahal
 Do amor do príncipe Shah-Jehan pela princesa Mumtaz Mahal...

 Tê Tê Tê, Têtêretê
 Tê Tê, Têtêretê
 Tê Tê, Têtêretê
 Tê Tê...
O monumento é realmente fabuloso, fico imaginando como foi possível levantarem uma construção desta há mais de 350 anos, tudo bem que se comparado com a história da Índia nem é tão antigo assim, mas aqui tudo é diferente, o lugar parece inacessível.

A aventura não começou em Agra, começou assim que entramos no carro, em Nova Déli. A estrada (National Highway 2) é bastante precária: animais, pessoas, carros, caminhões, carroças, bicicletas, motos, ‘auto rickshaws’ e veículos sem nome definido dividem a mesma estrada. Parte dela é vicinal e parte dela com pista dupla.

Só no trajeto da ida tivemos três pequenos acidentes, não quis dizer que vimos três pequenos acidentes, vivenciamos três acidentes. Mais para frente coloco um ‘post’ só sobre o trânsito, só quem já viu sabe como é, posso afirmar que é impossível imaginar.



Não sei ao certo qual a distância, mas a viagem demora no mínimo 4 horas, saímos de Nova Déli às 7 horas da manhã, o dia estava nublado, isso não quer dizer que estava frio, pelo contrario mais de 30°C. Como havia comentado, nossos acidentes foram considerados como normais pelo motorista, no primeiro ele bateu a lateral do carro em uma moto, o motoqueiro era melhor do que eu no guidão e não caiu, mas acho que o motorista nem reparou nisso. Na segunda vez, o retrovisor bateu no braço de um homem, não sei o que aconteceu porque acordei com o barulho da batida e o motorista continuava a jornada sem comentar nada. Em outra hora o mesmo retrovisor, do lado oposto ao motorista, bateu nas costas de uma mulher que estava na garupa de uma moto, ela não usava capacete e não se importou com a batida. O que mais me impressionava não era a reação do nosso motorista, mas sim das outras pessoas, não vi nenhum dos vitimados reclamarem ou olharem com cara feia, acho que faz parte do dia a dia deles.

Sobre o Taj Mahal, não tenho muitas palavras, tirei muitas fotos (dá uma olhada aqui) e fiquei impressionado, desta vez estávamos em seis pessoas (fora o motorista), mas preferi andar por lá sozinho. Não tenho mais adjetivos para descrever o lugar.


Antes que eu me esqueça, o valor da entrada para indianos é Rs 20,00 (vinte
rúpias) e para estrangeiros é Rs 750,00 (setecentos e cinqüenta rúpias). Se pensarmos em Real não é caro (mais ou menos trinta reais), mas a diferença é muito grande e em todos os lugares é assim.

Já era mais de 16 h. quando saímos pelos portões de umas das 7 Maravilhas do Mundo e fomos comer algo ali por perto, digamos que o lugar não chama atenção pela sua aparência, mas é aconchegante, muito barato e a comida me surpreendeu. Muito bom, virei freguês!





A primeira foto é da faixada, a segunda menorzinha é da cozinha, está bem pequena de propósito. Nesta janela/cozinha eles preparam todos os pratos, não existe pia e eles não lavam as panelas entre o preparo de um prato e outro. Além de tudo, Ecologicamente corretos!

Estas são algumas fotos da cidade de Agra, nas redondezas do Taj Mahal:









Se você se perguntou o que é aquele comércio de parede verde e cortinas e pensou em um açougue, você acertou. Mas não vendem carne de vaca/boi.

No caminho de volta tivemos mais um acidente e um colega precisou parar na estrada por problemas estomacais, o acidente eu não vi porque estava sonolento, o motorista costumava usar muito o breque e parecíamos uma batedeira dentro do carro, o Mauro (Itália) resolveu seu problema regurgitando ali na estrada mesmo.

5 comentários:

  1. Oii... que linda sua foto no Taj Mahal!!!!! E quanto contraste ai, neh? Uma das 7 maravilhas do mundo ao redor de tanto pobreza!!!! Mto interessante.... AMo vc! bjos

    ResponderExcluir
  2. Nossa Lu como as coisas sao absolutamentes sujas ai mais tbm tem coisas muito bonitas, o constraste e incrivel...bjxx Débora

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito o Taj Mahal...acho q era o único lugar da Índia que eu queria conhecer...realmente as comidas não me atraem...é muito nojento...mas vejo q vc está bem...não emagreceu...deve estar comendo bem...rsrsrs...bj milena

    ResponderExcluir
  4. NOSSA A COZINHA DESTE RESTAURANTE É MTO PARECIDA COM A DO HANBAI... HAHAHHAHAH!! NOSSA TO ADORANDO SEU BLOG... MAS COLOCA MAIS FOTOS SUAS AI!! A LARISSA AGRADECE!! HEHEH...

    ResponderExcluir
  5. E ai Lucas..... vc. que estava preocupado com a comida, com esse montao de trailers de lanche, so passa fome quem quer.
    E aquele PRATAO DE ARROZ é de dar agua na boca....
    O blogg ta ficando legal
    Abrancos, Rogerio, Ariane e o Daniel...

    ResponderExcluir