quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Por que Índia? – III

Sabiam que ainda escuto essa pergunta? Na casa onde eu moro a dona também recebe integrantes de um grupo que envia voluntários para trabalhos solidários, semana passada havia um casal de ingleses, eles foram embora e essa semana chegaram duas inglesas. A pergunta é sempre a mesma: “Por que você escolheu a Índia? A América não é mais perto?” (eles acham que só os EUA e Canadá são América).

Meu trajeto casa/escola é de quase cinco quilômetros, na maioria dos dias estou fazendo o trajeto a pé, no começo era para conhecer o caminho, agora é para observar o que acontece pelas ruas, já mudei o caminho algumas vezes e mesmo que fizesse sempre o mesmo caminho sei que vou encontrar coisas diferentes e interessantes. Além de me exercitar um pouco esse é um bom momento para refletir, simplesmente pensar, e, de vez em quando me vejo pensando nesta pergunta. Não preciso mais de um minuto para observar uma possível resposta. Ou é algo inusitado que acontece no trânsito, ou alguma pessoa que passa do meu lado, ou qualquer outra coisa que eu sei que só poderia estar vendo aqui. Estas são minhas melhores respostas.

Alguns exemplos: Onde mais as ruas não têm direção definida para os carros? Onde mais você pode ver animais andando livremente no meio do trânsito? Em que outro lugar você consegue barganhar preços a menos de um terço da primeira oferta? Onde poderiam ser fabricados carros sem retrovisores? E onde a buzina é considerada item obrigatório e a seta item opcional do carro? Errados? Certos? Simplesmente diferentes.

O simples fato de andar na rua aqui é diferente, você nunca pode confiar na mão que está, a qualquer momento um carro, moto, autorickshaw ou bicicleta pode vir do outro sentido, mesmo que nesta rua passe somente um veículo. Como dizia (e com certeza que ainda diz) o Alencar: “É preciso desligar o automático”. Vez e outra dou trombada em alguém pelas ruas. Nunca tinha pensado que quando ando pela rua e tem outra pessoa vindo na direção oposta, sempre escolho (involuntariamente) o lado direito para passar, aqui é o contrário. Vou pelo lado automático e a outra pessoa também, aí é trombada na certa. Não sei se peço desculpas ou se dou risada, risada de mim mesmo. Pode não parecer engraçado, mas é diferente.

Em menos de três semanas vi tanta coisa que se fosse escrever tudo que vi nesses poucos trajetos casa/escola/escola/casa que fiz, não faria outra coisa a noite e você não teria paciência de ler.

2 comentários:

  1. OI Lu que bom que vc ta gostando deve ser bem engraçado mesmo..rsrsrs bjxx Debora

    ResponderExcluir
  2. Oieee!!!! Nossa, suas fotos estao profissionais.... E fico feliz em saber q esta gostando daí... realmente, MTO diferente!!! Bjao com saudades!

    ResponderExcluir