quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Lotus Temple e Carne (isso mesmo: Carne!)

Após um mês na Índia, ontem foi o primeiro dia que comi carne vermelha! Quem me conhece sabe que este momento é mais do que suficiente para um post.

Ontem foi dia festivo aqui, dia do Rakhi /Raksha Bandhan. Assim como no Brasil, um festival aqui é um bom motivo para feriado, não tive aula.

No dia do Rakhi Bandhan, os Hindus dão algum presente, uma pulseira típica ou dinheiro, por exemplo, para seus irmãos e prometem ajudá-los e protegê-los sempre que for preciso. Um gesto nobre que movimenta quase toda a cidade, órgãos públicos não abrem e os comércios se transformam. Fico impressionado com a capacidade de adaptação do comércio local, farmácias, padarias, lojas de roupas, de calçados, quase tudo se transforma em uma grande feira de pulseiras e presentes, se não existe espaço dentro das lojas, as calçadas são tomadas por barracas e todos aproveitam a ocasião para aumentar o faturamento.

Alguns alunos da escola e eu aproveitamos o dia sem aula para conhecer o Templo de Lótus. A história deste templo é interessante, trata-se de uma construção recente, foi finalizada em 1986 e não existe uma religião específica. Todos podem freqüentar e este foi o objetivo da construção, fazer com que todas as religiões pudessem viver em harmonia, cada um com seus costumes, crenças e respeito, tudo em um só lugar. A arquitetura é fantástica e chama a atenção logo que avistada, fica no centro de um grande jardim e a sua volta existe nove grandes piscinas de água, que torna a construção ainda mais bonita. Se der uma volta completa pelo lado de fora da grande flor, consegue ver a ponta do Iskcon Temple e, inevitavelmente, verá algumas favelas.




Batizei este pássaro de Caçula.


No interior não é permitido fotografar, eles não pareciam muito rigorosos como em Varanasi, mas respeitei a orientação. O chão é de pedra branca, mármore ou algo parecido, não existe imagens ou símbolos específicos, o lugar é bastante iluminado e o ar é fresco, boa parte do salão é ocupada com bancos de madeira com assentos feitos com a mesma pedra branca do piso. Um bom lugar para sentar, fazer uma oração e relaxar por um instante.

Demoramos um pouco para arranjarmos um ‘auto rickshaw’ com combustível suficiente e preço justo para irmos até Connaught Place. Lá almoçamos em um restaurante mexicano chamado RODEO, eles servem Tacos e Burritos, ambos com carne vermelha ou carne de frango! Não sei que carne vermelha era e, na verdade, não queria saber. Estava uma delícia! O preço do Buffet completo é Rs 600,00 / R$ 25,00, com direito a uma caneca de cerveja e sobremesa.

4 comentários:

  1. oi Lu ate que fim uma carne e tbm uma comida boa...rsrsrs
    e o predio e mto bonito tbm
    bjxxx Débora

    ResponderExcluir
  2. Adoreiii as fotos!!!! E finalmente uma carninha, hein??? deliciaaa!!! hehehe!!!
    BJAOOO

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tudo bem?
    Encontrei esse seu post sobre o templo Baha'i. Eu sou membro da Fe Baha'i e ja vi muitas fotos do templo, mas nao tinha visto ainda fotos mais proximas e tb das piscinas. Muito Legal!
    O proposito do templo e realmente muito nobre:) !
    Abaixo um link sobre a Fe Bahai.
    http://www.bahai.org.br/

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Amigo anônimo, obrigado pela contribuição. Não conhecia a Fé Bahá'í do Brasil.

    ResponderExcluir