domingo, 9 de maio de 2010

Por que Índia? - II

"Por que não?"

Apesar de ser bastante usada por crianças e adolecentes esta parece ser uma boa resposta para muitas perguntas, “por que não?”.

Voltei a pensar neste pergunta depois de acompanhar alguns colegas de trabalho da República Tcheca, foi a segunda vez que vieram para o Brasil e, quando não estávamos trabalhando, qualquer sugestão que fosse dada a eles a resposta era a mesma: Why not? No começo pensei que não tinham opinião sobre nada, mas depois entendi o porquê do “Por que não?”. Na verdade estavam em um país que não conhecem (quase) nada e qualquer coisa seria nova e possivelmente interessante, por não conhecerem não tinham como dizer se é uma coisa boa ou não antes de provarem.

Talvez por este mesmo motivo as crianças e adolecentes usam tanto esta pergunta, por não terem preconceitos definidos sobre as coisas, nós (adultos) geralmente “achamos” o que poderá acontecer e acabamos deixando de tomar certas atitudes mesmo sem saber realmente se dará certo ou não.

Esta resposta pode parecer muito abrangente para os professores - se não fosse assim todas as provas receberiam 10 - mesmo assim acho que essa resposta (e pergunta ao mesmo tempo) cabe perfeitamente para a pergunta que não cala:

Por que Índia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário