sábado, 23 de outubro de 2010

Incredible India

Esse é o slogan do governo da Índia para o próprio país, errados? Não acho que sim, estas duas palavras expressam juntas a melhor resposta para tudo que tenho visto e vivido aqui.

Hoje li uma reportagem sensacional de uma repórter australiana (Catherine Taylor) que vive em Mumbai, ela vive na Índia há quase três anos, não tenho dúvidas que tenha passado por inusitadas experiências deste lado do globo, a reportagem é do The Australian (clique aqui para ver), ela expressa como poucos o que é viver na Índia, só estou aqui há três meses e quando li o artigo consegui imaginar as situações e as emoções que ela descreve.

Uma coisa é certa, inclusive já conversei sobre isso com alguns aqui, Incredible Índia não é para todos. Não gosto de parecer cidadão de país desenvolvido comparando e apontado as diferenças entre a Índia e meu país e nem tenho esse direito, afinal, meu país está em desenvolvimento e não gosto de comparar desta maneira, existem muitas razões religiosas, culturais e sociais por trás destas diferenças.

Assim como a Índia, o nosso Brasil tem muitos problemas e defeitos, que seriam facilmente resolvidos se comparados com os problemas que a Índia enfrenta, aqui eles falam mais de 1.600 diferentes línguas, as diferentes religiões não se toleram, eles vivem em guerra com alguns países vizinhos, terrorismo, sistema de castas, tudo isso deixa nosso país em vantagem em relação à Índia, certo? Não posso afirmar isso porque temos problemas em comum que podem atrasar ainda mais ambos os países rumo ao desenvolvimento, a pobreza e a corrupção são os que lembro agora. Antes que eu comece falar da corrupção política, vou voltar para o artigo, esse tipo de corrupção não é novidade para nós.

Além das situações que a repórter conta, a maneira como ela explica os sentimentos pela Índia é hilário, uma hora ela é sufocada pelo cuidado que a “Índia” tem com ela, outrora a “Índia” lhe dá um pontapé e de novo ela é abraçada com carinho. Tenho certeza que é mais fácil entender quando se vive a experiência.

Um exemplo próprio e recente foi esta semana, peguei alguma virose e pensei que era a tal da dengue de novo, sempre que essas coisas inesperadas acontecem o pensamento de “O que eu estou fazendo aqui?” vem à cabeça e com a mesma facilidade que vem, vai embora. Simples assim, por quê? Incredible India!

Abaixo coloquei algumas fotos dos festivais que aconteceram por aqui semana passada, neste próximo mês muitos festivais e casamentos acontecerão.






5 comentários:

  1. OI LU as fotos dos festvais sao lindas td bem colorido td bem alegre BJxxx Dé e Mu

    ResponderExcluir
  2. Nossa achei q a 2 foto fosse bonecos!! kkk
    Tudo bem Dr Lucas.!?!
    bJO

    ResponderExcluir
  3. Oiiieee.... Como sempre, as fotos estao lindas!!! Mtas saudades!!!! Amo vc! Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Lindas fotos e ótimas descrições! Escreva sempre que puder!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. India has a vast culture to celebrate colorful and wonderful festivals and the joy of the people here touches the sky at that time. I wish this will be here in India for lifetime.

    ResponderExcluir